Pular para o conteúdo principal
Oportunidade de Intercâmbio na França para Assistentes de língua portuguesa - Ano letivo 2018-2019


Programa

Trata-se de uma iniciativa da Embaixada Francesa que visa oferecer a estudantes universitários brasileiros oportunidades de trabalho na França, no setor de ensino da língua portuguesa.

Requisitos

* Ter entre 20  e 30 anos de idade.
* Estar no último ano de graduação para a realização de sua candidatura.
* Se possuírem outra graduação, precisam estar matriculados em outro curso de nível superior.
* Não há necessidade de um curso específico de graduação, basta que o estudante tenha um bom conhecimento do francês e esteja enquadrado no nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

 Objetivo

Oferecer aos jovens brasileiros oportunidades de inserção na cultura francesa, além de promover o intercâmbio cultural e linguístico entre Brasil e França. Por esse motivo apenas estudantes brasileiros podem participar do programa. Durante todo o período do intercâmbio estes universitário se tornarão funcionários temporários do Estado francês, além de terem o privilégio de poderem se inscrever em universidades francesas, desde que não atrapalhe o trabalho realizado.

Inscrições

Para se inscrever candidato deve efetuar o cadastro no seguinte site:

http://www.ciep.fr/sites/default/files/atoms/files/dossier_etranger_2018-2019.pdf

Link da notícia: https://br.ambafrance.org/Programme-d-assistants-de-langue-portugaise-en-France-Annee-scolaire-2018-2019


* Obs: Os estudantes poderão escolher sua própria cidade de interesse. Entretanto, as instituições responsáveis pelo programa se mantêm soberanas para escolha do local de trabalho dos intercambistas.


Encerramento da Inscrições

O período de inscrição se encerra no dia 17 de novembro de 2017.


Dossiê de Candidatura

Após a inscrição do questionário no site o sistema irá gerar um dossiê que deverá ser enviado por via postal, em duas vias.

# Estudantes do DF, GO, MT, AM, PA, TO, AP, TO, AP, RO, RR, AC
* Deverão enviar para Adida de Cooperação Educativa: Catherine Pétillon.
Embaixada da França no Brasil
Av. das Nações - lote 04 - quadra 801
70404-900 Brasília - DF.

#Estudantes do RJ, ES, MG
* Deverão enviar para Adida de Cooperação para o Consulado Geral da França: Sandrine Diese
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro
Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - 4° Andar
20020-010 Rio de Janeiro / RJ

#Estudantes do SP, PR, SC, RS, MS
*Deverão enviar para Adida de Cooperação : Fréderic Frament
Consulado Geral da França em São Paulo 
Av. Paulista, 1842 - 14° andar - 01310-200 - São Paulo /SP


Datas do Processo de Seleção

1ª etapa: 20 de novembro a 10 de dezembro: Fase de entrevista presencial ou por telefone, depois os candidatos serão informados  sobre sua classificação regional.

2ª etapa: 15 de novembro de 2017: Os candidatos receberão sua classificação nacional.

3ª etapa: (abril/maio de 2018): A Embaixada Francesa comunica aos estudantes os selecionados e seus respectivos postos de atuação.


Obtenha mais informações:

Assistente: Carolina Soccio
Tél.: (5581) 3117-3258
carolina.soccio@diplomatie . gouv.fr
cecilia.globoff@diplomatie.gouv.fr

Assistente: Elizabeth Speller Trajano
Assessora: Laure Guillot-Farmeti
Tel.: (55-61) 3222-3872 / 3222-3866
elizabeth.speller-trajano@diplomatie.gouv.fr
laure.guillot-farmet@diplomatie.gouv.fr
catherine.petilon@diplomatie.gouv.fr

Assistente: Ivone Figueiredo
Tel.:(55-11) 3371-5430 / 3371-5400
frederic.frament@diplomatie.gouv.fr
ivone.figueiredo@diplomatie.gouv.fr

Quer ficar por dentro de mais procedimentos de internacionalização ou questões internacionais pertinentes? Se inscreva então em nosso site, clicando na logo abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 Como validar diploma no Canadá A validação do diploma canadense é bastante distinta do formato brasileiro. Existe uma exigência legal de avaliação acadêmica por uma instituição especializada para emissão de uma credencial confirmando a capacidade do requerente de atuação profissional no Canadá. Todas as pessoas que desejam se inscrever no  Federal Skilled Worker  ( Programa  de trabalhadores qualificados) devem obter uma Educational Credential Assessment emitida por esta instituição. Dentre as principais empresas atuantes no mercado estão: •   Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies •  International Credential Assessment Service of Canada •  World Education Services (WES) •  International Qualifications Assessment Service •  International Credential Evaluation Service •  Medical Council of Canada  (para médicos) •  Pharmacy Examining Board of Canada  (para ...
Direito da União Européia É o conjunto de normas e tratados os quais regulamentam as relações entre os 28 países que compõem o bloco econômico da União Européia. É uma esfera supra-nacional que ultrapassa os limites domésticos dos países para um âmbito internacional em que relativiza a Soberania dos Estados com um fim de "desenvolvimento em comum".  Todas as decisões e normas fomentadas possuem caráter vinculante , ou seja, devem ser cumpridas e adotadas pelos Estados. União Européia : É uma união aduaneira (área de livre comércio), onde há a livre circulação de pessoas e uma tarifa única válida para importações entre os países participantes. Principais Instituições   A União Europeia opera através de um sistema de seis instituições federalizadas:   Comissão Europeia , Conselho da União Europeia ,  Conselho Europeu ,   Tribunal de Justiça da União Europeia,   Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu. Comissão Europeia : ...
  Aspectos jurídicos do Direito Internacional no Direito do Trabalho Brasileiro A territorialidade do direito do trabalho é um princípio basilar presente tanto na jurisdição interna dos estados, assim como nos tratados internacionais. De acordo com o Código de Bustamante (dleg 5.467/29), no bojo do art. 198, é "territorial a legislação sobre acidentes do trabalho e proteção social do trabalhador". Este entendimento também está previsto na Convenção de Roma e é universalmente aceito. Os Estados nacionais gozam de imunidade de jurisdição em relação a outros devido a soberania que possuem, mas há possibilidades de relativização dessa imunidade. Seria o caso da contratação de um “funcionário subalterno” para trabalhar numa embaixada através de um ato de gestão. Em conformidade com o princípio de direito internacional privado  lex loci executionis,  "a relação jurídica trabalhista é regida pelas leis vigentes no país da prestação de serviço e não por aquelas do local ...