Pular para o conteúdo principal
Oportunidade de Intercâmbio na França para Assistentes de língua portuguesa - Ano letivo 2018-2019


Programa

Trata-se de uma iniciativa da Embaixada Francesa que visa oferecer a estudantes universitários brasileiros oportunidades de trabalho na França, no setor de ensino da língua portuguesa.

Requisitos

* Ter entre 20  e 30 anos de idade.
* Estar no último ano de graduação para a realização de sua candidatura.
* Se possuírem outra graduação, precisam estar matriculados em outro curso de nível superior.
* Não há necessidade de um curso específico de graduação, basta que o estudante tenha um bom conhecimento do francês e esteja enquadrado no nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

 Objetivo

Oferecer aos jovens brasileiros oportunidades de inserção na cultura francesa, além de promover o intercâmbio cultural e linguístico entre Brasil e França. Por esse motivo apenas estudantes brasileiros podem participar do programa. Durante todo o período do intercâmbio estes universitário se tornarão funcionários temporários do Estado francês, além de terem o privilégio de poderem se inscrever em universidades francesas, desde que não atrapalhe o trabalho realizado.

Inscrições

Para se inscrever candidato deve efetuar o cadastro no seguinte site:

http://www.ciep.fr/sites/default/files/atoms/files/dossier_etranger_2018-2019.pdf

Link da notícia: https://br.ambafrance.org/Programme-d-assistants-de-langue-portugaise-en-France-Annee-scolaire-2018-2019


* Obs: Os estudantes poderão escolher sua própria cidade de interesse. Entretanto, as instituições responsáveis pelo programa se mantêm soberanas para escolha do local de trabalho dos intercambistas.


Encerramento da Inscrições

O período de inscrição se encerra no dia 17 de novembro de 2017.


Dossiê de Candidatura

Após a inscrição do questionário no site o sistema irá gerar um dossiê que deverá ser enviado por via postal, em duas vias.

# Estudantes do DF, GO, MT, AM, PA, TO, AP, TO, AP, RO, RR, AC
* Deverão enviar para Adida de Cooperação Educativa: Catherine Pétillon.
Embaixada da França no Brasil
Av. das Nações - lote 04 - quadra 801
70404-900 Brasília - DF.

#Estudantes do RJ, ES, MG
* Deverão enviar para Adida de Cooperação para o Consulado Geral da França: Sandrine Diese
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro
Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - 4° Andar
20020-010 Rio de Janeiro / RJ

#Estudantes do SP, PR, SC, RS, MS
*Deverão enviar para Adida de Cooperação : Fréderic Frament
Consulado Geral da França em São Paulo 
Av. Paulista, 1842 - 14° andar - 01310-200 - São Paulo /SP


Datas do Processo de Seleção

1ª etapa: 20 de novembro a 10 de dezembro: Fase de entrevista presencial ou por telefone, depois os candidatos serão informados  sobre sua classificação regional.

2ª etapa: 15 de novembro de 2017: Os candidatos receberão sua classificação nacional.

3ª etapa: (abril/maio de 2018): A Embaixada Francesa comunica aos estudantes os selecionados e seus respectivos postos de atuação.


Obtenha mais informações:

Assistente: Carolina Soccio
Tél.: (5581) 3117-3258
carolina.soccio@diplomatie . gouv.fr
cecilia.globoff@diplomatie.gouv.fr

Assistente: Elizabeth Speller Trajano
Assessora: Laure Guillot-Farmeti
Tel.: (55-61) 3222-3872 / 3222-3866
elizabeth.speller-trajano@diplomatie.gouv.fr
laure.guillot-farmet@diplomatie.gouv.fr
catherine.petilon@diplomatie.gouv.fr

Assistente: Ivone Figueiredo
Tel.:(55-11) 3371-5430 / 3371-5400
frederic.frament@diplomatie.gouv.fr
ivone.figueiredo@diplomatie.gouv.fr

Quer ficar por dentro de mais procedimentos de internacionalização ou questões internacionais pertinentes? Se inscreva então em nosso site, clicando na logo abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 Como validar diploma no Canadá A validação do diploma canadense é bastante distinta do formato brasileiro. Existe uma exigência legal de avaliação acadêmica por uma instituição especializada para emissão de uma credencial confirmando a capacidade do requerente de atuação profissional no Canadá. Todas as pessoas que desejam se inscrever no  Federal Skilled Worker  ( Programa  de trabalhadores qualificados) devem obter uma Educational Credential Assessment emitida por esta instituição. Dentre as principais empresas atuantes no mercado estão: •   Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies •  International Credential Assessment Service of Canada •  World Education Services (WES) •  International Qualifications Assessment Service •  International Credential Evaluation Service •  Medical Council of Canada  (para médicos) •  Pharmacy Examining Board of Canada  (para ...
Polêmica internacional: Decreto indiano determina que relação sexual com menor de 18 é considerada estupro. Foi decretado no dia 11 de outubro pelo Supremo indiano que uma garota mesmo que tenha se casado, porém seja menor de idade e passe a ter relações sexuais com um adulto, a prática será considerada ilegal e aquele que incitou a menor a tal prática será apenado com o crime de estupro. Antes desta decisão a lei considerava estupro apenas aquele que tivesse relacionamento sexual com um menina menor de 16 anos e existia uma exceção para aqueles que fossem casados, os homens poderiam ter relação com sua mulher se esta tivesse no mínimo 15 anos. O decreto gerou muita polêmica no cenário internacional, vários países ficaram indignados com tal decisão e alguns até mesmo apoiaram. Vikram Srivastava, fundador do grupo voluntário Independent  Thought se pronunciou dizendo "O veredito diz que, se um homem tiver relações sexuais com sua esposa com menos de 18 anos, trata-se ...
  Aspectos jurídicos do Direito Internacional no Direito do Trabalho Brasileiro A territorialidade do direito do trabalho é um princípio basilar presente tanto na jurisdição interna dos estados, assim como nos tratados internacionais. De acordo com o Código de Bustamante (dleg 5.467/29), no bojo do art. 198, é "territorial a legislação sobre acidentes do trabalho e proteção social do trabalhador". Este entendimento também está previsto na Convenção de Roma e é universalmente aceito. Os Estados nacionais gozam de imunidade de jurisdição em relação a outros devido a soberania que possuem, mas há possibilidades de relativização dessa imunidade. Seria o caso da contratação de um “funcionário subalterno” para trabalhar numa embaixada através de um ato de gestão. Em conformidade com o princípio de direito internacional privado  lex loci executionis,  "a relação jurídica trabalhista é regida pelas leis vigentes no país da prestação de serviço e não por aquelas do local ...