25 de março - Dia Internacional de Comemoração da Abolição do Tráfico Negreiro
Muitas pessoas não sabem, mas o dia 25 de março é um dia muito importante para a consolidação dos Direitos Humanos, pois foi neste dia em que foi promulgado o decreto de abolição do comércio internacional de escravos, nomeado como "Um Ato para a Abolição do Comércio de Escravos" que foi realizado no ano de 1807 pelo parlamento do Reino Unido. Por mais de 400 anos, mais de 15 milhões de homens, mulheres e crianças foram vítimas do trágico comércio transatlântico de escravos, um dos momentos mais terríveis e degradantes da história da humanidade.
O Comitê para a abolição do comércio de escravos, que conduziu a campanha que resultou no ato, era um grupo de protestantes evangélicos em oposição à escravatura e ao tráfico de escravos. Estes representantes viam a escravidão como algo imoral, uma chaga para a humanidade.
Importância dos negros para a formação das Relações Internacionais
O movimento Black Power, o qual em português seria Empoderamento Negro surgiu nos Estados Unidos durante as grandes mobilizações da população afrodescendente pela igualdade de direitos civis nos anos 1960 do século passado, e teve forte influência sobre as populações negras da América Latina e do Caribe nos anos e décadas seguintes. O movimento teve como principal expoente as igrejas evangélicas: Igreja Episcopal Metodista e Free American Society.
O preconceito gerado pela escravidão levou a segregação de milhares de indivíduos de origem afro-descente a ficarem a margem da sociedade norte-americana, o que perdura até os dias atuais. Considerado como um povo de origem inferior pela elite branca da época a população negra trazida do continente africano foi sendo internamente recolonizada e vários valores culturais e linguísticos foram desconstruídos.
O movimento Black Power teve uma notável influência na reconstrução ideológica e política do movimento negro internacional, garantindo o direito de milhares de negros na América que viviam em condições desumanas e que tinham diretamente violados os princípios da dignidade do homem.
Princípios do movimento Black Power
NACIONALISMO: É uma
ideologia que afirma o direito da nacionalidade de um grupo particular,
confirmando as semelhanças culturais dos membros da nação e estabelecendo
limites para esse grupo em relação a outros grupos da sociedade.
NACIONALISMO NEGRO:
Foi um movimento análogo ao Black Power surgido a partir de
pequenos grupos de
afro-descentes norte americanos que
acreditavam que a liberdade dos negros seria constituída apenas por um “movimento de luta” realizado por eles e africanos.
Grupos e Ativistas políticos do Nacionalismo Negro
- Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido como Malcolm X (originalmente registrado Malcolm Little; Omaha, 19 de maio de 1925 — Nova Iorque, 21 de fevereiro de 1965), foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração separatista. Defensor dos direitos dos afro-americanos, conseguiu mobilizar brancos e negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afro-americana. Em 1998, Paul Gray, da influente revista Time, colocou a Autobiografia de Malcolm X entre os 10 livros de não ficção mais importantes do século XX. .
- O Partido dos Panteras Negras (em inglês, Black Panther Party ou BPP),originalmente denominado Partido Pantera Negra para Auto-defesa (em inglês, Black Panther Party for Self-Defense) foi uma organização política extraparlamentar socialista revolucionária norte-americana e ligada ao nacionalismo negro. Fundada em 1966, na cidade de Oakland, Califórnia, por Huey Newton e Bobby Seale, a organização se manteve ativa nos Estados Unidos até 1982.
A finalidade original da organização era
patrulhar guetos negros para proteger os residentes dos atos de
brutalidade da polícia. Posteriormente, os Panteras Negras tornaram-se um
grupo revolucionário marxista que defendia o armamento de todos os
negros, a isenção dos negros de pagamento de impostos e de todas as
sanções da chamada "América Branca", a libertação de todos
os negros da cadeia (Independente do crime) e o pagamento de
indenizações aos negros por "séculos de exploração branca". A
ala mais radical do movimento defendia a luta armada. Em seu pico,
nos anos de 1960, o número de membros dos Panteras
Negras excedeu 2 mil, e a organização coordenou sedes nas principais
cidades. Os Panteras Negras anunciavam que a população negra norte-americana vivia sob condições de dominação e hegemonia brancas e que, portanto, era necessária a autodeterminação da comunidade afrodescendente.
- Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.Como ministro Batista, King tornou-se um grande ativista dos direitos civis. E tornando mundialmente reconhecido por seu discurso forte de proteção ao civis dos negros:
"I say to you today, my friends, that in spite of the diff culties and frustrations of the moment, I still have a dream. It is a dream deeply rooted in the American dream
I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: we hold these truths to be self-evident: that all men are created equal.
I have a dream that one day on the red hills of Georgia the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at the table of brotherhood.
I have a dream that my four children will one day live in a nation where they will be judged not by the color of their skin but by the content of their character.
I have a dream today.
I have a dream that one day down in Alabama, with its vicious racists, with its governor having his lips dripping with the words of interposition and nullif cation that one day, righthere in Alabama, little black boys and black girls will be able to join hands with little white boys and white girls as sisters and brothers.” (Washington 1986:219).
Tradução:
"Hoje digo a vocês, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de sua crença: nós consideramos estas verdades como evidentes: que todos os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos ex-escravos e os filhos dos antigos proprietários de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde eles serão julgados não pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Eu tenho um dia de sonho.
Eu tenho um sonho que um dia no Alabama, com seus racistas cruéis, com seu governador tendo seus lábios cheios das palavras de interposição e negatividade. Que um dia, ali mesmo no Alabama, garotinhos negros e garotas negras poderão dar apertos de mãos a meninos brancos e meninas brancas como se fossem irmãs e irmãos." (Washington 1986:219)
- Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um advogado e político norte-americano que serviu como o 44.º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Nascido em Honolulu, no Havaí, Obama é graduado em ciência política pela Universidade Columbia e em direito pela Universidade de Harvard, onde foi presidente da Harvard Law Review.
Ele sempre afirmou em seu discurso que não era um presidente para negros, entretanto foi um grande ativista pela luta dos Direitos Humanos. Ele acreditava que se prestigiasse uma classe, neste caso os negros, em detrimento de outra, estaria alimentando um sentimento de desigualdade. Obama possui uma visão universalista, de acordo com ele todos são iguais e todos devem possuir os mesmos direitos e obrigações, sem beneficiar uma classe mais que a outra.
O movimento de luta dos negros pela liberdade foi fundamental para construção e fomento da atual sociedade internacional que existe hoje. Este movimento desenvolveu diversos valores e desconstruiu muitos paradigmas impostos no passado, o que garantiu o direito de milhares de afro-descendentes nascidos no continente americano a terem uma vida mais justa, digna e igualitária.
Quer ficar por dentro de mais procedimentos de internacionalização ou questões internacionais pertinentes? Se inscreva então em nosso site, clicando na logo abaixo:
Quer ficar por dentro de mais procedimentos de internacionalização ou questões internacionais pertinentes? Se inscreva então em nosso site, clicando na logo abaixo:
Comentários
Postar um comentário