Pular para o conteúdo principal
Validação de diploma estrangeiro no Brasil


Reconhecimento de diplomas estrangeiros:

É um direito legal internacional perante países democráticos a validação de diploma estrangeiro de estudantes que tenham obtido certificação no exterior. No momento em que um aluno finda seus estudos em uma instituição de ensino, com aprovação, e posteriormente recebe seu diploma, é possível o requerimento da legalização daquele documento em uma outra jurisdição para exercício da profissão.


De acordo com a atual norma vigente no Brasil a competência para validação de diploma estrangeiro é atribuída as universidades públicas:

“Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20/12/1996).

O custo pode variar de universidade para universidade. A estipulação de valores é uma ato discricionário da administração pública. A Universidade de Brasília por exemplo cobra aproximadamente R$ 2000,00 pelo procedimento.

Processo 

1) Contactar a Universidade, em que deseja solicitar a emissão, a respeito dos documentos que serão necessários para a iniciação do processo. Geralmente os documentos requeridos são:

- Diploma de conclusão do curso.
- Histórico escolar com as notas ou menções, conjuntamente com a carga horária.
- Ementa e programa das disciplinas.
- Documento de identidade com foto.

Observação: Todos os documentos devem ser devidamente traduzidos para língua portuguesa e apostilados de acordo com a Convenção de Haia sobre autenticação de documentos em âmbito internacional ( saiba mais clicando aqui).


2) Busca do reconhecimento por universidade pública.

O interessado por livre e exclusiva responsabilidade pode solicitar a validação de diploma, sendo ele pessoa física ou jurídica ( em caso de empresa especializada que solicite em nome de uma pessoa) entregando todos os documentos exigidos para a autoridade competente.

3) Análise para reconhecimento do diploma.
Após a entrega de toda a documentação necessária será analisado o mérito da ação encampada pelo interessado. Caso haja a detecção de alguma disparidade, o procedimento correto pela instituição não é o indeferimento ou arquivamento do processo e sim a intimação do interessado para a juntada de mais documentos ao processo,  realização de uma prova de proficiência da matéria do curso em que se solicita, verificação do trabalho de conclusão de curso ou até mesmo a realização de um curso de aperfeiçoamento.
4) Expedição do diploma.
A universidade a qual foi dado entrada com o processo expede um diploma confirmando as capacidades do interessado em relação a matéria demandada para o exercício daquela profissão em território brasileiro.
Quer ficar por dentro de mais procedimentos de internacionalização ou questões internacionais pertinentes? Se inscreva então em nosso site, clicando na logo abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 Como validar diploma no Canadá A validação do diploma canadense é bastante distinta do formato brasileiro. Existe uma exigência legal de avaliação acadêmica por uma instituição especializada para emissão de uma credencial confirmando a capacidade do requerente de atuação profissional no Canadá. Todas as pessoas que desejam se inscrever no  Federal Skilled Worker  ( Programa  de trabalhadores qualificados) devem obter uma Educational Credential Assessment emitida por esta instituição. Dentre as principais empresas atuantes no mercado estão: •   Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies •  International Credential Assessment Service of Canada •  World Education Services (WES) •  International Qualifications Assessment Service •  International Credential Evaluation Service •  Medical Council of Canada  (para médicos) •  Pharmacy Examining Board of Canada  (para ...
Direito da União Européia É o conjunto de normas e tratados os quais regulamentam as relações entre os 28 países que compõem o bloco econômico da União Européia. É uma esfera supra-nacional que ultrapassa os limites domésticos dos países para um âmbito internacional em que relativiza a Soberania dos Estados com um fim de "desenvolvimento em comum".  Todas as decisões e normas fomentadas possuem caráter vinculante , ou seja, devem ser cumpridas e adotadas pelos Estados. União Européia : É uma união aduaneira (área de livre comércio), onde há a livre circulação de pessoas e uma tarifa única válida para importações entre os países participantes. Principais Instituições   A União Europeia opera através de um sistema de seis instituições federalizadas:   Comissão Europeia , Conselho da União Europeia ,  Conselho Europeu ,   Tribunal de Justiça da União Europeia,   Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu. Comissão Europeia : ...
  Aspectos jurídicos do Direito Internacional no Direito do Trabalho Brasileiro A territorialidade do direito do trabalho é um princípio basilar presente tanto na jurisdição interna dos estados, assim como nos tratados internacionais. De acordo com o Código de Bustamante (dleg 5.467/29), no bojo do art. 198, é "territorial a legislação sobre acidentes do trabalho e proteção social do trabalhador". Este entendimento também está previsto na Convenção de Roma e é universalmente aceito. Os Estados nacionais gozam de imunidade de jurisdição em relação a outros devido a soberania que possuem, mas há possibilidades de relativização dessa imunidade. Seria o caso da contratação de um “funcionário subalterno” para trabalhar numa embaixada através de um ato de gestão. Em conformidade com o princípio de direito internacional privado  lex loci executionis,  "a relação jurídica trabalhista é regida pelas leis vigentes no país da prestação de serviço e não por aquelas do local ...