Processo de Validação de Diploma estrangeiro nos Estados Unidos da América
Para o exercício de qualquer profissão nos Estados Unidos por alguém que tenha obtido diploma no exterior requer a validação. Entretanto, diferente do Brasil os estados norte-americanos são autônomos para se auto-legislar e auto-administrar, ou seja, a justiça não é uniforme como no Brasil permitindo que estes 50 estados possam se regular como bem entenderem, o que incumbe também o processo de validação de diploma estrangeiro, sendo válido o diploma apenas no estado em que se foi iniciado o processo, impedindo a atuação deste profissional em outros estados.
De forma distinta do Brasil, onde a competência para validar diploma estrangeiro é atribuída as instituições públicas de nível superior, nos Estados Unidos isso é diferente, a competência para este tipo de matéria é atribuída a empresas especializadas. Dentre essas empresas a mais segura e confiável atualmente é a World Education Services, a qual atua na América do Norte, tanto no Canadá como nos Estados Unidos.
Processo de credenciamento - obtenção de licença
É um processo em que certifica e habilita o solicitante das suas capacidades de exercício de uma profissão em território norte-americano. O candidato deve então realizar uma avaliação de conhecimentos específicos sobre a sua área de formação e efetuar o pagamento de algumas taxas.
Obs: Todas as provas são feitas na língua inglesa, a qual é a língua oficial do país e que será usada para o exercício da profissão, o que é imprescindível o seu domínio.
Início do processo
Documentos necessários:
- Cópia do documento de identidade com foto autenticada.
- Cópia do diploma de conclusão do curso autenticada (legalizado/apostilado de acordo com a Apostila de Haia, além da tradução juramentada devidamente apostilada)
- Cópia do Histórico escolar autenticada (legalizado/apostilado de acordo com a Apostila de Haia, além da tradução juramentada devidamente apostilada)
- Cópia do plano de estudo conjuntamente com as disciplinas cursadas e ementas (legalizado/apostilado de acordo com a Apostila de Haia, além da tradução juramentada devidamente apostilada)
- Declaração do conselho regional, comprovando a regulamentação da profissão. (legalizado/apostilado de acordo com a Apostila de Haia, além da tradução juramentada devidamente apostilada)
- Pagamento de taxas.
Disparidade de disciplinas
Devido a diferença existente entre os padrões exigidos no Brasil como nos Estados Unidos, pode ser que haja disciplinas incompatíveis com o currículo exigido nos Estados Unidos sendo necessário realizar as devidas disciplinas em universidades norte-americanas (educational credits). Após a conclusão do curso deverá ser feita um prova de nivelamento, caso não obtenha a pontuação exigida o solicitante deverá prestar a prova até conseguir a pontuação necessária.
Duração do processo
Dura em média de 5 a 12 meses. [CASAS A VENDA EM ORLANDO]
Fontes:
FREITAS, Vladimir. A autonomia na Justiça-Estadual norte-americana 2010.
CASAS A VENDA EM ORLANDO. Como validar diploma nos Estados Unidos.
COLLAZO, Renata. Validação do diploma brasileira nos EUA 2016.
RONDINA, José. Validar diploma nos EUA: quanto custa e quanto tempo leva 2018.
Quer ficar por dentro de mais procedimentos de internacionalização ou questões internacionais pertinentes? Se inscreva então em nosso site, clicando na logo abaixo:
Quer ficar por dentro de mais procedimentos de internacionalização ou questões internacionais pertinentes? Se inscreva então em nosso site, clicando na logo abaixo:
Comentários
Postar um comentário