Pular para o conteúdo principal
Trump ameaça revogar direito de nacionalidade aos nascidos filhos de estrangeiros em território norte-americano

Prática muito comum entre diversas celebridades e famosas mundo afora que vão aos Estados Unidos simplesmente para realizarem o parto de seus filhos, no intuito de que eles adquiram dupla nacionalidade norte-americana pode vir a ser extinta.  O direito pelo solo advém de um principio de direito internacional privado denominado "ius soli", o qual garante a nacionalidade de um indivíduo a partir de onde ele nasceu.

Nos Estados Unidos este direito é assegurado pela décima quarta emenda constitucional norte-americana, a qual prevê que toda pessoa nascida dentro dos limites do território americano detêm da nacionalidade deste país:

Décima quarta emenda constitucional dos Estados Unidos - 9 de julho de 1868.

Texto Original 

Section 1. All persons born or naturalized in the United States, and subject to the jurisdiction thereof, are citizens of the United States and of the State wherein they reside. No State shall make or enforce any law which shall abridge the privileges or immunities of citizens of the United States; nor shall any State deprive any person of life, liberty, or property, without due process of law; nor deny to any person within its jurisdiction the equal protection of the laws.

Tradução:

Seção 1. Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãos dos Estados Unidos e do estado em que residem. Nenhum estado fará ou aplicará qualquer lei que restrinja os privilégios ou imunidades dos cidadãos dos Estados Unidos; nem qualquer estado deve privar qualquer pessoa de vida, liberdade ou propriedade, sem o devido processo legal; nem negar a qualquer pessoa dentro de sua jurisdição a igual proteção das leis.

Antes do início das eleições legislativas e para governador Trump fez um pronunciamento atacando os imigrantes, afirmando “Somos o único país no mundo onde uma pessoa chega aqui, tem um bebê e este bebê vira cidadão”. No entanto, isto é uma falácia, visto que 33 países incluindo o Brasil reconhecem a nacionalidade por aquele que nasce em seu território. Para ele os imigrantes são um risco para o país, o que motivou o envio de 5200 militares para proteger a fronteira de possíveis invasões ilegais. [ Jornal Nacional Nacional, 30 de outubro de 2018].

Green Card [Visto de Permanência] para quem tem parentesco direto com cidadão americano.

Nos Estados Unidos é possível também pleitear a nacionalidade para um terceiro. Cidadãos americanos podem solicitar permissão perante ao Governo Americano para que parentes diretos possam viver definitivamente em território norte-americano. Esta relação se restringe a:

  • cônjuges  (esposas/maridos);
  • filhos solteiros menores de 21 anos;
  • e pais (desde que o cidadão americano tenha 21 anos ou mais).
Fontes:

Jornal Nacional - Matéria do dia 30/10/2018 - https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/30/trump-ameaca-revogar-direito-a-cidadania-a-nascidos-nos-eua-de-pais-nao-cidadaos.ghtml

Embaixada Americana no Brasil - https://br.usembassy.gov/pt/

Décima quarta emenda constitucional dos Estados Unidos, 9 de julho de 1868.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direito da União Européia É o conjunto de normas e tratados os quais regulamentam as relações entre os 28 países que compõem o bloco econômico da União Européia. É uma esfera supra-nacional que ultrapassa os limites domésticos dos países para um âmbito internacional em que relativiza a Soberania dos Estados com um fim de "desenvolvimento em comum".  Todas as decisões e normas fomentadas possuem caráter vinculante , ou seja, devem ser cumpridas e adotadas pelos Estados. União Européia : É uma união aduaneira (área de livre comércio), onde há a livre circulação de pessoas e uma tarifa única válida para importações entre os países participantes. Principais Instituições   A União Europeia opera através de um sistema de seis instituições federalizadas:   Comissão Europeia , Conselho da União Europeia ,  Conselho Europeu ,   Tribunal de Justiça da União Europeia,   Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu. Comissão Europeia : É a instituição responsá
Oferta de Bolsas de Estudo na Nova Zelândia O governo da  Nova Zelândia está oferecendo bolsas de pós-graduação, New Zealand Development Scholarship, para estudantes da América Latina. As bolsas serão para cursos de pós-graduação (6 meses), mestrado (1 a 2 anos) e doutorado ( até 4 anos). Pré-requisitos para a aquisição da bolsas. - - Preferência por acadêmicos que estejam envolvidos na área de agricultura e energia renovável. - É preciso ter pelo menos 18 anos no início do período na Nova Zelândia. - É necessário ser cidadão do país onde se fez o pedido da bolsa, ou ter vivido 2 anos naquele país. - Candidatos que demonstrem forte ligação com o país de origem, capacidade de liderança, envolvimento com atividades acadêmicas  terão preferência. Países contemplados com as bolsas Brasil, El Salvador, Mexico, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, Equador, Nicarágua, Bolívia, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Onde se realiza as inscrições e o
Oportunidade de Intercâmbio na França para Assistentes de língua portuguesa - Ano letivo 2018-2019 Programa Trata-se de uma iniciativa da Embaixada Francesa que visa oferecer a estudantes universitários brasileiros oportunidades de trabalho na França, no setor de ensino da língua portuguesa. Requisitos * Ter entre 20  e 30 anos de idade. * Estar no último ano de graduação para a realização de sua candidatura. * Se possuírem outra graduação, precisam estar matriculados em outro curso de nível superior. * Não há necessidade de um curso específico de graduação, basta que o estudante tenha um bom conhecimento do francês e esteja enquadrado no nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.   Objetivo Oferecer aos jovens brasileiros oportunidades de inserção na cultura francesa, além de promover o intercâmbio cultural e linguístico entre Brasil e França. Por esse motivo apenas estudantes brasileiros podem participar do programa