Pular para o conteúdo principal
Trump ameaça revogar direito de nacionalidade aos nascidos filhos de estrangeiros em território norte-americano

Prática muito comum entre diversas celebridades e famosas mundo afora que vão aos Estados Unidos simplesmente para realizarem o parto de seus filhos, no intuito de que eles adquiram dupla nacionalidade norte-americana pode vir a ser extinta.  O direito pelo solo advém de um principio de direito internacional privado denominado "ius soli", o qual garante a nacionalidade de um indivíduo a partir de onde ele nasceu.

Nos Estados Unidos este direito é assegurado pela décima quarta emenda constitucional norte-americana, a qual prevê que toda pessoa nascida dentro dos limites do território americano detêm da nacionalidade deste país:

Décima quarta emenda constitucional dos Estados Unidos - 9 de julho de 1868.

Texto Original 

Section 1. All persons born or naturalized in the United States, and subject to the jurisdiction thereof, are citizens of the United States and of the State wherein they reside. No State shall make or enforce any law which shall abridge the privileges or immunities of citizens of the United States; nor shall any State deprive any person of life, liberty, or property, without due process of law; nor deny to any person within its jurisdiction the equal protection of the laws.

Tradução:

Seção 1. Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãos dos Estados Unidos e do estado em que residem. Nenhum estado fará ou aplicará qualquer lei que restrinja os privilégios ou imunidades dos cidadãos dos Estados Unidos; nem qualquer estado deve privar qualquer pessoa de vida, liberdade ou propriedade, sem o devido processo legal; nem negar a qualquer pessoa dentro de sua jurisdição a igual proteção das leis.

Antes do início das eleições legislativas e para governador Trump fez um pronunciamento atacando os imigrantes, afirmando “Somos o único país no mundo onde uma pessoa chega aqui, tem um bebê e este bebê vira cidadão”. No entanto, isto é uma falácia, visto que 33 países incluindo o Brasil reconhecem a nacionalidade por aquele que nasce em seu território. Para ele os imigrantes são um risco para o país, o que motivou o envio de 5200 militares para proteger a fronteira de possíveis invasões ilegais. [ Jornal Nacional Nacional, 30 de outubro de 2018].

Green Card [Visto de Permanência] para quem tem parentesco direto com cidadão americano.

Nos Estados Unidos é possível também pleitear a nacionalidade para um terceiro. Cidadãos americanos podem solicitar permissão perante ao Governo Americano para que parentes diretos possam viver definitivamente em território norte-americano. Esta relação se restringe a:

  • cônjuges  (esposas/maridos);
  • filhos solteiros menores de 21 anos;
  • e pais (desde que o cidadão americano tenha 21 anos ou mais).
Fontes:

Jornal Nacional - Matéria do dia 30/10/2018 - https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/30/trump-ameaca-revogar-direito-a-cidadania-a-nascidos-nos-eua-de-pais-nao-cidadaos.ghtml

Embaixada Americana no Brasil - https://br.usembassy.gov/pt/

Décima quarta emenda constitucional dos Estados Unidos, 9 de julho de 1868.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 Como validar diploma no Canadá A validação do diploma canadense é bastante distinta do formato brasileiro. Existe uma exigência legal de avaliação acadêmica por uma instituição especializada para emissão de uma credencial confirmando a capacidade do requerente de atuação profissional no Canadá. Todas as pessoas que desejam se inscrever no  Federal Skilled Worker  ( Programa  de trabalhadores qualificados) devem obter uma Educational Credential Assessment emitida por esta instituição. Dentre as principais empresas atuantes no mercado estão: •   Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies •  International Credential Assessment Service of Canada •  World Education Services (WES) •  International Qualifications Assessment Service •  International Credential Evaluation Service •  Medical Council of Canada  (para médicos) •  Pharmacy Examining Board of Canada  (para ...
Polêmica internacional: Decreto indiano determina que relação sexual com menor de 18 é considerada estupro. Foi decretado no dia 11 de outubro pelo Supremo indiano que uma garota mesmo que tenha se casado, porém seja menor de idade e passe a ter relações sexuais com um adulto, a prática será considerada ilegal e aquele que incitou a menor a tal prática será apenado com o crime de estupro. Antes desta decisão a lei considerava estupro apenas aquele que tivesse relacionamento sexual com um menina menor de 16 anos e existia uma exceção para aqueles que fossem casados, os homens poderiam ter relação com sua mulher se esta tivesse no mínimo 15 anos. O decreto gerou muita polêmica no cenário internacional, vários países ficaram indignados com tal decisão e alguns até mesmo apoiaram. Vikram Srivastava, fundador do grupo voluntário Independent  Thought se pronunciou dizendo "O veredito diz que, se um homem tiver relações sexuais com sua esposa com menos de 18 anos, trata-se ...
  Aspectos jurídicos do Direito Internacional no Direito do Trabalho Brasileiro A territorialidade do direito do trabalho é um princípio basilar presente tanto na jurisdição interna dos estados, assim como nos tratados internacionais. De acordo com o Código de Bustamante (dleg 5.467/29), no bojo do art. 198, é "territorial a legislação sobre acidentes do trabalho e proteção social do trabalhador". Este entendimento também está previsto na Convenção de Roma e é universalmente aceito. Os Estados nacionais gozam de imunidade de jurisdição em relação a outros devido a soberania que possuem, mas há possibilidades de relativização dessa imunidade. Seria o caso da contratação de um “funcionário subalterno” para trabalhar numa embaixada através de um ato de gestão. Em conformidade com o princípio de direito internacional privado  lex loci executionis,  "a relação jurídica trabalhista é regida pelas leis vigentes no país da prestação de serviço e não por aquelas do local ...