Pular para o conteúdo principal
Contrato de seguro de viagem internacional

Conforme previsão legal do artigo 757 do Código Civil brasileiro, o contrato de seguro é aquele em que “o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados” (BRASIL, 2002).

1. Natureza jurídica do Contrato de Seguro

a) É um negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, ou seja, depende da manifestação da vontade de ambas as partes contratantes e na responsabilidade mútua de cumprimento de obrigações.

b) Segundo Venosa (2014, p. 405), “É contrato tipicamente aleatório, porque sua origem gira em torno do risco. A prestação de pagar a chamada indenização subordina-se a evento futuro e incerto”.

c) Este contrato pode também ser configurado como oneroso, pois proporciona benefícios e vantagens para ambos os contratantes (RIZZARDO, 2014).

d)  É de adesão, pois é previamente determinado pelo segurador e aprovado pela autoridade competente. (DONIZETTI, 2012)


Este contrato certifica ao segurado caso aconteça o sinistro ( evento imprevisto e involuntário), o pagamento de uma indenização pela seguradora.  Contudo, em contraprestação, será pago o prêmio, que consiste na prestação pecuniária de um determinado valor pelo segurado, fixado entre as partes. O bilhete de seguro é o instrumento que se concretiza o negócio jurídico.


2. Distinção entre plano de saúde e contrato de seguro

Existe uma enorme confusão no senso comum quanto a conceituação destes dois termos, levando ao entendimento que as duas expressões são sinônimas. De fato ambos possuem aspectos muito semelhantes. Entretanto, os dois não podem ser configurados como sendo iguais.

2.1 Plano de Saúde


É um contrato de adesão que oferece ao contraente um plano de serviços ligados a saúde, em que o consumidor permanece limitado à rede de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios impostas pela operadora. O atendimento pode ser acionado à qualquer momento, além de incluir tratamentos após o acontecimento do dano. Ademais, se o serviço solicitado pelo usuário estiver na zona de cobertura do contrato, ele não precisa pagar nada a mais além daquilo previsto no acordo.

2.2 Contrato de Seguro

A grande diferença aqui está na sua amplitude. No Contrato seguro o consumidor não se limita à uma rede de profissionais, laboratórios e clínicas pré-acordadas como no Plano de Saúde. O consumidor possui a liberdade para escolher onde deseja realizar seus exames e consultas. Entretanto, o atendimento apenas é acionado em casos de urgência ou emergência, não se estendendo a cobertura para tratamentos posteriores à estabilização do paciente.


3. Contrato de Seguro de viagem internacional

É um serviço que visa cobrir e assegurar danos ou eventuais imprevistos como: acidentes, doenças ou perdas; que venham a acontecer ao longo de uma viagem internacional. Através da cobertura deste seguro é possível evitar um alto prejuízo financeiro em decorrência de problemas que venham a ocorrer ao longo da viagem.

3.1 O que geralmente é incluído neste contrato:


  • - Indenização por extravio de bagagem.
  • - Cobertura para medicamentos e odontologia.
  • - Assistência médica por doenças e acidentes.
  • - Indenização por invalidez.
  • - Despesas com invalidez total ou parcial em decorrência de acidente na viagem.
  • - Despesas com o funeral em caso de morte acidental.
  • - Cancelamento de voo.
  • - Reembolso por voos cancelados e com atrasos.
  • -Atraso de bagagem.

3.1 Viagem na Europa

O Tratado Schengen que versa sobre a livre circulação de pessoas entre os países europeus signatários deste acordo, estabelece a exigência de um seguro de viagem com cobertura de no mínimo 30.000 euros para turistas que transitem entre os países. Portanto, a não apresentação do Bilhete de seguro pode viabilizar no impedimento de acesso a um determinado país.

4. Vantagens

- Maior comodidade e segurança.
- Evita dívidas financeiras.
- Indenização em casos de prejuízos.
- Assistência médica caso haja necessidade.


Referências bibliográficas

BILLACHI, Gilberto. A desconsideração da boa-fé no seguro de vida segundo o STJ. In: Revista de Doutrina e Jurisprudência 52. Brasília.
VENOSA, Sílvio. Direito Civil Contratos.  Vol. III -17ª Ed. 2016
RIZZZARDO, Arnaldo. Contratos. 17ª Edição 2018 
GONÇALVES, Carlos. Direito Civil Brasileiro - Contratos. Vol. 13 - 15ª Ed. 2018




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 Como validar diploma no Canadá A validação do diploma canadense é bastante distinta do formato brasileiro. Existe uma exigência legal de avaliação acadêmica por uma instituição especializada para emissão de uma credencial confirmando a capacidade do requerente de atuação profissional no Canadá. Todas as pessoas que desejam se inscrever no  Federal Skilled Worker  ( Programa  de trabalhadores qualificados) devem obter uma Educational Credential Assessment emitida por esta instituição. Dentre as principais empresas atuantes no mercado estão: •   Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies •  International Credential Assessment Service of Canada •  World Education Services (WES) •  International Qualifications Assessment Service •  International Credential Evaluation Service •  Medical Council of Canada  (para médicos) •  Pharmacy Examining Board of Canada  (para ...
Direito da União Européia É o conjunto de normas e tratados os quais regulamentam as relações entre os 28 países que compõem o bloco econômico da União Européia. É uma esfera supra-nacional que ultrapassa os limites domésticos dos países para um âmbito internacional em que relativiza a Soberania dos Estados com um fim de "desenvolvimento em comum".  Todas as decisões e normas fomentadas possuem caráter vinculante , ou seja, devem ser cumpridas e adotadas pelos Estados. União Européia : É uma união aduaneira (área de livre comércio), onde há a livre circulação de pessoas e uma tarifa única válida para importações entre os países participantes. Principais Instituições   A União Europeia opera através de um sistema de seis instituições federalizadas:   Comissão Europeia , Conselho da União Europeia ,  Conselho Europeu ,   Tribunal de Justiça da União Europeia,   Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu. Comissão Europeia : ...
  Aspectos jurídicos do Direito Internacional no Direito do Trabalho Brasileiro A territorialidade do direito do trabalho é um princípio basilar presente tanto na jurisdição interna dos estados, assim como nos tratados internacionais. De acordo com o Código de Bustamante (dleg 5.467/29), no bojo do art. 198, é "territorial a legislação sobre acidentes do trabalho e proteção social do trabalhador". Este entendimento também está previsto na Convenção de Roma e é universalmente aceito. Os Estados nacionais gozam de imunidade de jurisdição em relação a outros devido a soberania que possuem, mas há possibilidades de relativização dessa imunidade. Seria o caso da contratação de um “funcionário subalterno” para trabalhar numa embaixada através de um ato de gestão. Em conformidade com o princípio de direito internacional privado  lex loci executionis,  "a relação jurídica trabalhista é regida pelas leis vigentes no país da prestação de serviço e não por aquelas do local ...