Pular para o conteúdo principal

 

Principais contratos em Propriedade Intelectual



Contrato de cessão: o cedente concede o direito autoral ao cessionário. Este contrato estabelece uma operação de transferência de propriedade. Se assemelha à um contrato de compra e venda - um contrato consensual, bilateral, oneroso e típico, em que uma das partes se obriga a dar algo em troca por uma quantia em dinheiro.

- Neste contrato estará previsto os direitos cedidos ou concedidos, o território e a duração. Além dos royalties, que são os ganhos obtidos pela comercialização do bem.

 

Contrato de licenciamento: nesta modalidade contratual o cedente concede o direito de exploração à um cessionário. Diferente do contrato de cessão, nesta espécie não opera a transferência de uma propriedade.  Se assemelha à um contrato de locação, contrato pelo qual uma das partes, mediante remuneração paga pela outra, se compromete a fornecer-lhe, durante certo lapso de tempo, o uso e gozo de uma coisa infungível, a prestação de um serviço apreciável economicamente ou a execução de alguma obra determinada. 

Este modelo contratual pode ser conduzido de duas maneiras: através da Clausula de Exclusividade, em que o proprietário não pode conceder outras licenças a terceiros; e da Clausula de não exclusividade, em que o proprietário pode conceder outras licenças a terceiros e operar por conta própria.

 

- Cumpre ressaltar que quando o contrato de licenciamento for oneroso, haverá pagamento de royalties, e quando tal instrumento for gratuito, assemelha-se ao comodato. Em outras palavras, um comodato, também conhecido como empréstimo para uso, no direito civil e no direito escocês, é um empréstimo gratuito; ou concessão gratuita de qualquer coisa móvel ou imóvel, por um certo período de tempo, a fim que seja devolvido nas mesmas condições ao fim do prazo. Desse modo, na propriedade intelectual não é diferente, é concedido uma autorização temporária para que um bem incorpóreo seja explorado por terceiro.

 

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direito da União Européia É o conjunto de normas e tratados os quais regulamentam as relações entre os 28 países que compõem o bloco econômico da União Européia. É uma esfera supra-nacional que ultrapassa os limites domésticos dos países para um âmbito internacional em que relativiza a Soberania dos Estados com um fim de "desenvolvimento em comum".  Todas as decisões e normas fomentadas possuem caráter vinculante , ou seja, devem ser cumpridas e adotadas pelos Estados. União Européia : É uma união aduaneira (área de livre comércio), onde há a livre circulação de pessoas e uma tarifa única válida para importações entre os países participantes. Principais Instituições   A União Europeia opera através de um sistema de seis instituições federalizadas:   Comissão Europeia , Conselho da União Europeia ,  Conselho Europeu ,   Tribunal de Justiça da União Europeia,   Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu. Comissão Europeia : É a instituição responsá
Oferta de Bolsas de Estudo na Nova Zelândia O governo da  Nova Zelândia está oferecendo bolsas de pós-graduação, New Zealand Development Scholarship, para estudantes da América Latina. As bolsas serão para cursos de pós-graduação (6 meses), mestrado (1 a 2 anos) e doutorado ( até 4 anos). Pré-requisitos para a aquisição da bolsas. - - Preferência por acadêmicos que estejam envolvidos na área de agricultura e energia renovável. - É preciso ter pelo menos 18 anos no início do período na Nova Zelândia. - É necessário ser cidadão do país onde se fez o pedido da bolsa, ou ter vivido 2 anos naquele país. - Candidatos que demonstrem forte ligação com o país de origem, capacidade de liderança, envolvimento com atividades acadêmicas  terão preferência. Países contemplados com as bolsas Brasil, El Salvador, Mexico, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, Equador, Nicarágua, Bolívia, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Onde se realiza as inscrições e o
Oportunidade de Intercâmbio na França para Assistentes de língua portuguesa - Ano letivo 2018-2019 Programa Trata-se de uma iniciativa da Embaixada Francesa que visa oferecer a estudantes universitários brasileiros oportunidades de trabalho na França, no setor de ensino da língua portuguesa. Requisitos * Ter entre 20  e 30 anos de idade. * Estar no último ano de graduação para a realização de sua candidatura. * Se possuírem outra graduação, precisam estar matriculados em outro curso de nível superior. * Não há necessidade de um curso específico de graduação, basta que o estudante tenha um bom conhecimento do francês e esteja enquadrado no nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.   Objetivo Oferecer aos jovens brasileiros oportunidades de inserção na cultura francesa, além de promover o intercâmbio cultural e linguístico entre Brasil e França. Por esse motivo apenas estudantes brasileiros podem participar do programa